Com uma carreira sólida de 15 anos no sector bancário, Valéria Baio é hoje uma referência na prevenção de crimes financeiros em Angola. À frente do Departamento de Análise e Investigação do Banco BAI, lidera uma equipa sénior focada na integridade do sistema financeiro.
Formada em Direito, Valéria Baio, encontrou na banca o espaço ideal para aplicar o seu forte sentido de justiça e responsabilidade social. “É fascinante ver como o Direito pode proteger a integridade do sistema financeiro e, por consequência, promover confiança e desenvolvimento económico” confessa.
Desde o atendimento ao cliente até à auditoria, a palavra que define o seu percurso profissional é a CONCISTÊNCIA. “Ao longo dos anos, mantive um compromisso inabalável com a excelência, com o cumprimento das normas e com a evolução constante. Contudo, nunca vi o Direito como um fim em si mesmo, mas como uma ferramenta para transformar contextos e proteger instituições e pessoas” justifica.
Num sector cada vez mais exposto a riscos reputacionais, Valéria destaca o papel estratégico da conformidade. “A tecnologia mudou o jogo, mas continua a ser fundamental transformar complexidade em clareza.”
Para jurista, o maior desafio ao lidar com crimes financeiros num contexto bancário é antecipar riscos em constante mutação. A solução? Planeamento rigoroso, formação contínua e liderança com propósito.
Redactora: Janeth Cabeia

