Avançar para o conteúdo

Feito Por Ellas

Cinco irmãs e um legado de amor: o projecto ANAMI, uma nova esperança para mulheres em Angola

De um laço de sangue nasceu um compromisso de vida. O Projecto ANAMI “Mulheres por Mulheres” nasceu da união de cinco irmãs que decidiram transformar a memória da mãe em acções de cuidado, empatia e transformação.

Mais do que um projecto, ANAMI é um gesto de ternura que se estenderá por Angola, com o objectivo de tocar corações e reacender a esperança.

O nome ANAMI, que na língua Tchokwe significa “nossos filhos” ou “meus filhos”, representa um legado que floresce no seio da comunidade. A semente foi lançada no Moxico, terra natal das mentoras, e hoje germina como uma rede de empoderamento feminino que abraça mulheres em situação de vulnerabilidade com carinho e dignidade.

As cinco irmãs Lucas, nomeadamente Emilsa, Tânia, Ângela, Jurelma e Arminda, são as guardiãs desse sonho. “Apresentamo-nos como mulheres unidas, determinadas e comprometidas com a causa social, movidas pelo desejo de transformar vidas de outras mulheres.”

São filhas de uma mulher visionária, Ana Laurinda Lucas, que sempre trabalhou com mulheres na Maternidade Provincial do Moxico. “Ela acreditava na força da união e na importância de apoiar outras mães. Carregamos, portanto, um legado pessoal e familiar muito forte”, contam.

Com o olhar voltado para o futuro, as irmãs querem ver o ANAMI tornar-se referência em impacto social. “Queremos expandir as acções solidárias, promover eventos de networking e capacitação para mulheres. Outras mulheres podem juntar-se a nós trazendo seu tempo, conhecimento, recursos ou simplesmente divulgando a nossa causa. ANAMI é mais do que um nome. É um chamado. Cada mulher pode encontrar abrigo, força e esperança.

Por: Joice Estevão

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *