À frente da Direcção Comercial e de Marketing da Rigstock, empresa do sector de Oil & Gás, está Elisa Manuel, uma jovem-mulher de apenas 23 anos que, com determinação, visão estratégica e coragem, tem vindo a conquistar o seu espaço num dos sectores mais exigentes da economia nacional.
Elisa é estudante de Gestão de Empresas, tem formações complementares em vendas, marketing e liderança. Entrou no mercado de trabalho aos 19 anos, movida pela vontade de aplicar, na prática, o que aprendia na teoria. “Comecei cedo porque sempre fui muito inquieta e curiosa.”, enfatiza.
Na empresa Rigstock a sua trajectória começou com pequenos trabalhos administrativos, mas rapidamente destacou-se pela entrega de resultados e pela capacidade de liderança. “Sempre tive um olhar muito estratégico e fui percebendo que as empresas precisavam de mais estrutura comercial, de posicionamento e de uma liderança focada em resultados”, explica.
Num sector ainda dominado por profissionais mais experientes e muitas vezes homens, Elisa admite que os desafios são muitos, mas que também representam oportunidades. “No início, enfrentei muitos olhares desconfiados. Mas com consistência e resultados, o respeito foi surgindo. Hoje, consigo sentar-me à mesa com grandes nomes do sector com confiança e autoridade.”
Entre as maiores inspirações da Elisa estão mulheres líderes como Michelle Obama, a personalidade resiliente de sua mãe, e o livro Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, de Stephen Covey. No entanto, a Directora Comercial destaca que os aprendizados mais valiosos vieram da prática, com os erros e acertos do dia-a-dia que realmente moldaram a forma de liderar.
Redactora: Janeth Cabeia