Avançar para o conteúdo

Feito Por Ellas

Elizabeth Dias Dos Santos, a empresária que tem impulsionado o crescimento do sector de avicultura em Angola com a marca “Kikovo”

O sector da avicultura é tradicionalmente dominado por homens, mas a empresária Elizabeth Dias dos Santos tem vindo a afirmar-se como uma líder visionária. Administradora da Fazenda Pérola do Kikuxi e responsável pela marca Kikovo, a empresária tem transformado o mercado nacional de ovos, implementando estratégias inovadoras e expandindo a produção de forma consistente.

Formada em Direito, Elizabeth Dias dos Santos decidiu seguir o seu próprio caminho no mundo empresarial. “Sou uma mulher de desafios. Eu não consigo ser formatada por um ideal com o qual não me revejo”, afirma. Apesar de ter sido convidada para trabalhar em grandes escritórios e até na Sonangol, optou por assumir responsabilidades que lhe permitissem criar impacto real no desenvolvimento económico de Angola.

A empresária assumiu a liderança da Fazenda Pérola do Kikuxi aos 26 anos, já regressada de Lisboa, quando lhe foi lançado o desafio de liderar o projecto familiar. “O mentor do projecto disse‑me: ‘Tu tens tantas ideias, quero ver o que vais fazer com este projecto’”, recorda.

Ao assumir a liderança, implementou um plano estratégico que mudou o posicionamento da empresa no mercado. “Desligámos o nome da fazenda e começámos a criar marcas próprias, como a Kikovo, a Avikuxi, a Classicovo e a Nutrimix, porque, em Angola, a produção era habitualmente identificada pelo nome do proprietário”, explica.

O sucesso da sua abordagem é visível. A Kikovo prevê atingir em 2026 a produção de dois milhões de ovos por dia, consolidando-se como uma referência no mercado nacional. “Tivemos um projecto inicial com um milhão de ovos, financiado em 6,9 milhões de dólares. Já devolvemos o financiamento ao banco BAI e estamos a passar por um reposicionamento estratégico para continuar a crescer”, revela a empresária.

Com esta visão, Elizabeth Dias dos Santos mostra que a liderança feminina pode inovar, transformar mercados e criar impacto económico, reforçando a posição do sector avícola angolano e inspirando novas gerações de empreendedores no país.

Por: Janeth Cabeia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *