O Banco Nacional de Angola (BNA) concedeu autorização para que Maria Manuela Martins Ferreira assuma o cargo de presidente da Comissão Executiva do Banco Caixa Angola. A decisão oficializa a nomeação da gestora portuguesa, que substitui João Plácido Pires, à frente da instituição desde 2019.
A entrada em funções estava condicionada à cessação das responsabilidades anteriormente exercidas na Caixa Geral de Depósitos (CGD), em Portugal, e à regularização da sua situação migratória junto das autoridades angolanas.
Segundo revelou o Jornal de Angola, foram entregues ao regulador bancário os comprovativos da desvinculação dos órgãos sociais da CGD e da submissão do processo migratório à Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (AIPEX).
Com esta nomeação, Maria Manuela Ferreira torna-se na primeira mulher a liderar o banco em 31 anos de operação em Angola. A instituição é controlada maioritariamente (51%) pela CGD, contando ainda com os empresários angolanos José Jaime Agostinho de Sousa Freitas (19,9%) e António Mosquito (19,5%) como accionistas de referência.
Percurso profissional em banca
Com mais de duas décadas de experiência no sector bancário, Ferreira ocupou vários cargos de gestão na CGD e no Caixa – Banco de Investimentos. Foi vogal do Conselho de Administração e da Comissão Executiva do Caixa BI até finais de 2021, além de ter liderado diversas direcções centrais da CGD em áreas como empresas, particulares e negócios, tanto na região sul como norte de Portugal.
O seu percurso teve início em funções técnicas no departamento de marketing e comercial, evoluindo progressivamente para cargos de liderança estratégica. A par da experiência profissional, acumula formações de prestígio como o programa High Performance Boards da IMD Business School, o curso de Risk Management in Banking do INSEAD e o PADE da AESE, além de uma pós-graduação em marketing e uma licenciatura em Economia pela Universidade de Coimbra.

