Avançar para o conteúdo

Feito Por Ellas

Rossana Matias: a mulher por detrás da comunicação desportiva da ZAP

Jornalista e estratega de conteúdos, tornou-se o rosto feminino num sector ainda dominado por homens e lidera a comunicação desportiva de uma das maiores plataformas de entretenimento do país.

Criar, planear e dar forma às narrativas do desporto televisivo em Angola é hoje parte do quotidiano profissional de Rossana Matias. Mulher, mãe e comunicadora, afirma-se num espaço onde a presença feminina continua a ser exceção, por isso define-se como “uma mulher confiante e positiva.”

A ligação ao desporto começou cedo, muito antes dos estúdios, câmaras e grelhas de programação. “O meu pai foi jogador de futebol profissional do Inter Clube por anos. Sempre estive rodeada de conversas sobre desporto. A paixão nasceu aí e o meu pai sempre fez questão de explicar-me como funciona o mundo desportivo.” Foi essa convivência que moldou o interesse que viria a definir o percurso académico e profissional.

“Decidi especializar-me em jornalismo, numa ala mais desportiva por perceber que o nosso país precisava de mais vozes femininas a falar e perceber sobre o desporto, decidi arriscar, e ainda bem.” A aposta levou-a à ZAP, onde hoje coordena operações estratégicas num dos segmentos mais competitivos da televisão angolana. “Ser responsável por toda a comunicação de conteúdos desportivo da ZAP é extraordinário e desafiante.”

A trajectória recente ganhou novo peso com o convite para liderar o Girabola ZAP. “Aceitar comandar o projecto Girabola ZAP foi das melhores coisas que me aconteceram em 2025. Não esperava que me fossem confiar para tamanha responsabilidade.” Rossana expandiu também a sua presença no comentário desportivo. “A Patrícia Pacheco viu alguns vídeos meus sobre conteúdos desportivos no Instagram e convidou-me a participar do Grandes Manhãs, daí, não mais sai.”

Sem perder o foco, Rossana já vislumbra o caminho seguinte. “Penso que o maior impacto para o meu futuro seria sem dúvida ter o meu próprio programa desportivo. Um programa desportivo em um grande formato apresentado por uma mulher, penso que teria um impacto muito grande à sociedade.”

Texto: Joice Estévão

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *