Avançar para o conteúdo

Feito Por Ellas

Sara Chagas, artista que enaltece a cultura angolana com as suas obras de arte feitas com pano “Samakaka”

A artista angolana Sara Chagas, residente na Inglaterra, tem sido um importante impulso para a projecção da cultura angolana além-fronteiras, por meio das suas obras artísticas. O seu interesse e dedicação à arte não são recentes. “Comecei a minha carreira artística desde pequena. Os meus pais dizem que comecei a desenhar assim que me deram papel e lápis”, declara.

As suas obras espelham a sua individualidade, um conjunto de características próprias que, ao serem materializadas, dão origem às artes plásticas. “A minha prática baseia-se no estudo e na compreensão da minha individualidade e de como escolho apresentar a extensão da minha identidade ao público”, afirma.

Recentemente, a artista estreou, na Inglaterra, a sua colecção intitulada Sociedade, confeccionada com o pano tradicional Samakaka. O objectivo foi demonstrar, na prática, o seu estudo em curso sobre a cultura angolana, colocando em evidência a versatilidade dos padrões e designs dos tecidos africanos.

Sara Chagas afirma, com satisfação, que as suas obras têm sido bem recebidas noutros países: “A recepção é sempre boa por parte dos apreciadores de arte, que acabam por aprender mais sobre a nossa cultura”. “Na minha arte, parto de uma percepção cultural que esteja de acordo com as minhas ideias e ideais, e não faço questão de acrescentar o que não faz sentido para mim”, sublinha a artista, deixando claro que a sua identidade e cultura constituem a base ética da construção da sua carreira artística.

Por: Lectícia Leão

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *